janeiro 28, 2016

Dia de sol




"Sou brasileira, garota esperta com muitos anos de praia."


Eba! Sol! Piscina! Aí vou eu!

Não posso reclamar. Aqui faz muitos dias lindos, mas se quer pegar uma piscininha tem que programar o horário. Aqui chamo de piscina "time" quando bate sol. 

Elas são construídas nos condomínios para pegarem pouco ou nenhum sol. Isso porque o povo não se expõe aos raios, nem ao bom, muito menos ao ruim. 

Os chineses não gostam de sol, isso é fato. Eles se escondem como podem para manter a pele clara como a Branca de neve. No começo cheguei a pensar que poderia ser por saúde, medo de câncer talvez, mas não. Descobri que é cultural. Ainda hoje o padrão estético do país aponta para padrões da antiga realeza europeia do século XVIII que passava pó de arroz para ficar ainda mais brancos. O pó foi substituindo por cremes de clareamento e qualquer medida para se esconder do sol, questão que ainda está ligado a antigas cresças de ascensão social e provas de que mantém a continuidade da raça sem mistura. 

Como eu sou uma “vira lata” misturada, tenho exclusividade na piscina. Detalhe, o horário de sol é o do almoço. 

_Cuidado com o sol! Alertou uma asiática, em uma viagem.

_ Ela é brasileira. Conhece muito sobre sol. Respondeu a outra antes que pudesse falar algo. 

Sim. Sou brasileira, “garota esperta” com muitos anos de praia. E uma vontade enorme de ficar “negona”. 


Piscina do condominio.

Com vista para o campo de golfe.


Aqui, diferente da praia, não pode tudo não. Tem placa que indica qual o tipo de roupa que você pode acessar a área da piscina. 

E os seguranças ficam de olho. Não acho que adianta muito, ou eles não sabem a diferença. Já vi uma mulher com roupa normal e um homem de cueca samba canção. Não sabiam por que eu olhava. Deve ser a mesma sensação quando olham para mim. Mas meu condomínio é estrangeiro e na placa diz: biquíni e, mesmo de "lacinho", tudo bem! 

Igual à praia são os clãs. Piscina não é lugar de fazer amizade. Nem as crianças interagem e brincam juntas. Muito estranho. Cada uma fica com sua enorme boia -- que morro de vontade de pedir emprestada -- e ficam lá brincando com sua família. Quem está sozinho também permanece. 

Piscina de condomínio no Brasil é sinônimo de gritaria. No final de semana então nem se fala.
Crianças pulando, mãe chamando, pai bebendo. Morei em um condomínio que faziam churrasco e os vizinhos se reuniam para curtir. Não tinha lugar para estender uma toalha, de tanta gente que havia. Aqui é silêncio absoluto. Não tem música, nem na academia. Não tem falatório. Só ouve o cantar dos pássaros e da água caindo da borda infinita. É um “spa”.


Olha mais uma burca aí, gente!

Regra de vestimenta para área da piscina.
Lacinho pode e burca também.
Mas meias e cuecas não! 

Isso é muito comum!
São mangas de lã que usam para cobrir os braços.




Nenhum comentário:

Postar um comentário