dezembro 11, 2015

Cingapura - Ponto fora da curva



"A beleza de Cingapura é de cair o queixo e deixar esses narizinhos torcidos de ciúmes mesmo."


Ah Cingapura! A linda Cingapura! Muito quente, extremamente úmida, limpa, absurdamente segura, planejada e funcional. São algumas palavras que traduzem bem o país.

Algumas pessoas torcem o nariz quando ouvem o nome da cidade, principalmente aqui onde moro. Entendi logo de cara. A beleza de Cingapura é de cair o queixo, de deixar esses narizinhos torcidos de ciúmes mesmo.

A população tem orgulho de ser cingapurano. Quando pergunta:

_ Você é chines?

_ Não! Enfatizam logo. Sou cingapurano. E olha que os chineses são bem bairristas ao falar de seu povo. Mas os "chinas" que ali chegaram e ficaram, de nacionalidade mudaram. Assim nasceu uma nova geração cingapurana, por favor!

Imagina se no Brasil fosse assim também? Seria incrível. Teríamos mais orgulho em ser brasileiros do que descendentes de europeus. Não posso dizer nada, pois sou a primeira a lembrar da minha família italiana. Feio! Mas a Ásia está me abrasileirando. Aos poucos chegarei a ser uma perfeita nativa quando voltar à terra do povo gentil.

O país tem varias línguas nacionais, entre elas: inglês, chinês e tamil. Você encontra todos esses alfabetos em placas por onde passa. O inglês é impecável com sotaque compreensível.

_ As crianças são alfabetizadas em inglês. Outra língua só se fala em casa, explica um amigo cingapurano.

Uma amizade que começou na Europa e atravessou oceanos. Hoje somos nós nos costumes deles.

Casal querido que apresenta o melhor do "life style" oriental.

_ Porque você não muda para cá? Perguntou.

Fiquei empolgada, mas o custo de vida é um dos mais caros do mundo. Comprar um imóvel é mais caro que em New York.

Hotel Marina Bay Sands, com a piscina mais alta do mundo.

Clarke Quay, bairro boêmio. 

Vista do centro executivo da cidade. 

Tudo escrito em três idiomas: chinês, inglês e tamil.

Em compensação, a segurança é surreal. Se tem cinco crimes ao ano é muito. Verdade! As leis são muito rígidas. Mesmo com governo laico, a constituição é meio que "olho por olho, dente por dente". Por todos os lugares que se passa têm câmeras. A cidade inteira é vigiada 24 horas. Quando li sobre isso, senti-me sem liberdade, sufocada. Mas ao viver, nem se percebe. Acredite: terá mais liberdade que em São Paulo.

_ Cuidado com sua bolsa! Eles passam com a moto e pegam bolsa e celular se você não estiver atenta. Aconteceu comigo. Alertou uma amiga.

Falo de São Paulo? Parece, mas dessa vez não. Falo de Cingapura? Não, não. Falo de Kuala Lumpur mesmo.

Alguns bairros em KL têm até placa avisando que isso pode acontecer. Inacreditável, ter uma placa falando que naquelas ruas os famosos "trombadinhas" trabalham. Mas mesmo aqui os crimes são poucos e esses são os mais comentados. Também na terra de Alá não se brinca. As leis são da época da escrita do alcorão, mas isso dará outro texto.

Os cingapuranos acham que qualquer lugar fora de Cingapura é perigoso. Acho engraçado quando eles comentam. Malásia? Muito perigoso. Mal sabem eles como é o  mundo aí fora.

Cingapura realmente é um ponto fora da curva. As construções são gigantescas. Tenho impressão que na Ásia todos gostam de disputar quem faz o maior prédio, a maior ponte e por aí vai.... Uma competição sem-fim.

E em meio a tanta construção, você encontra um oásis verde chamado “Gardens by the Bay”, com estufas de plantas do planeta inteiro. Incrível! E as “Supertrees”? De babar! São árvores gigantes eco sustentáveis. Responsáveis pela captura de água da chuva para irrigar o parque. A energia solar acumulada no dia gera energia para os shows de luzes da noite e ainda transformam a poluição e “haze” (fumaça que vem das queimadas da ilha de Sumatra), muito comum na cidade, em adubo para as plantas. Palmas para o projeto! Maravilhoso!

Maravilhosa também foi a sensação de subir e andar na passarela. Não recomendo para quem tem medo de altura. Nunca tive problema. Sempre gostei. Mas no meio da passarela travei! Minhas pernas bambearam! A passarela se mexia. É presa apenas por cabos. Foi um suador atravessar vendo o chão tão longe. A vista panorâmica é de babar e a perninha a balançar.

Preferi o restaurante e o bar que ficam no topo da árvore mais alta. Segurança, aquela que só Cingapura proporciona para você e uma bebidinha para relaxar.

Supertree Dining - bar no top da Supertree mais alta. 

Passarela entre as Supertrees.

Show de luzes que acontece toda noite.

Cascata na entrada da estufa de plantas.
Dentro do Garden by the Bay.

Esse coração é a passarela dentro da estufa.

Vista do top do hotel Marian Bay Sands.
Esse braco é o famoso haze.

Chegadinha na Universal Studios de Cingapura. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário