dezembro 24, 2015

O valor do Natal


 "Quando se está longe se sente falta dos odores, aromas e sabores."


É preciso perder para dar valor! O ser humano é tão ignorante que esta frase se torna verdadeira. Eu diria: é preciso aprender a dar valor. Lógico, que enquanto se tem. Mas o fato de não ter algo ou alguém, faz você sentir falta de coisas que nunca imaginou um dia sentir. Coisas bobas, corriqueiras, que passam completamente despercebidas aos nossos olhos. Outras são motivos de nossa aversão. E quando não temos... Até a aversão passa a ter um valor que não se imagina. 

O natal inflama ainda mais esse estado de "não ter" para um "expatriado". Tudo começa a fazer falta e é hora de arregaçar as mangas e mudar as cognições. 

Então nesta noite feliz, vão algumas mensagens que gostaria de deixar para você que está aí na nossa terrinha. 

Mude suas percepções em relação ao mundo, em relação a você mesma, em relação a sua família. 

Natal é época de união familiar e com isso vem muita briga, disputa e confusão. Abstraia tudo e olhe sob outra lente. 

Sabe aquela prima, que sempre tenta te colocar para baixo com perguntas do porque ainda não casou ou quando terá  filhos? Abrace-a. Lembre-se dos bons momentos juntas que tiveram na infância. 

Sabe aquela tia, que enche seu prato de comida cada vez que esvazia e não para de falar que engordou esse último ano? Abrace-a. Ela só está querendo cuidar de você de uma maneira diferente. 

Sabe aquela parte da família que você parou de falar há muito tempo? Não importa se tiveram ou não motivos. Ligue, reaproxime-se. Sim! Eles são da família sim. E não, definitivamente, não é melhor ficar sozinho. Com certeza o gosto do perdão irá adoçar sua mágoa. 

Sabe o marido da prima distante que tem as piadinhas mais sem graças. Dê risada. Não te fará mal algum. Cara feia traz rugas; sorriso fortalece a musculatura do rosto.

Sabe a criançada que faz barulho e te deixa com vontade de sair correndo? Que tal organizar alguma brincadeira com elas e ser -- por um natal -- a tia legal! Nada melhor que a sinceridade no sorriso de uma criança para amolecer seu coração. 

Sabe aquele presente que te faz furiosa em recebê-lo, pois acha que estão querendo dizer alguma coisa nas entrelinhas, como: está gorda, magra, velha, fedida, e por aí vai? Quando não receber nenhum, até dele sentirá falta; acredite! 

Quando se está longe se sente falta dos odores, aromas e sabores. 


Decoração na manicure.

Lembro-me dos natais da avó Mariinha. A preparação começava um mês antes. Decorava a casa, comprava inúmeros presentes para cada um. Sempre ganhava um brinquedo, uma roupa ou acessório, dinheiro em um envelope e uma peça para o enxoval. Adorava comprar coisas que um dia usaria na minha casa. E hoje, ela está permeando toda minha casa.

Mas o que mais lembro e tenho saudades são das músicas de natal que começavam no café da manhã do dia 24 e atravessavam o dia. O cheiro do leitão a pururuca, que infestava a casa. Ah!  Quantos natais eu dei escândalo porque meu tio matava os bichinhos e vinha trazer. Teve até enterro no quintal da vovó. (A família queria me matar por passar o ano sem o famoso leitão). Ah! Que saudades das roscas doces que fazia e entregava na vizinhança como presente. Do Papai Noel tocando o sino. Dona Mariinha jamais deixaria passar um natal sem a visita do bom velhinho. Como esperávamos ansiosas pela chegada do dia 25 de dezembro. 

Dona Mariinha se foi, mas o natal que ensinou ficou dentro de cada um de nós.Aqui, tão distante, sinto falta da casa cheia de pessoas em que poderia "brigar", mas voltar amar, após cinco minutos. Do café da manhã com mesa farta e todos reunidos. Do cheirinho de pão quentinho da mamãe. Do perfume do abraço carinhoso e do colinho da vovó Margô. Sinto falta até do show do Roberto Carlos. Parece bobo, mas uma dessas músicas me faria desabar por aqui. 

Neste natal, faça diferente. 

Se alguém começar uma briga, lembre que um dia não estarão mais reunidos e isso fará muita falta. Se seu tio beber e contar os velhos "causos", escute. Sentirá saudades dessas histórias antigas. Se o primo quiser cantar, cante com ele. Sempre que ouvir essas músicas, se recordará desse momento feliz. Se sua avó falar mil vezes a mesma coisa em um espaço de 10 minutos. Tenha toda paciência do mundo. Ela estava ao seu lado quando você aprendeu a falar. E aquele momento em que seus pais chamarem sua atenção na frente de todos. Não fale nada. Para eles você é uma eterna criança. 

                                 Tenha um Feliz Natal!

Decoração na Starhill Gallery.

Decoração no Suria KLCC.





Um comentário: