outubro 06, 2015

Sob outra lente



"Não adianta esperar a mudança externa se realmente não estiver pronto para os ajustes internos."


Lente: "objeto que causa distorção da imagem alterando-a para maior ou menor do que seu tamanho original; objeto usado como instrumento para correção nos vícios de refração da vista".

Sempre fui meio cega e precisei de uma logo cedo. Elas ajudam-me a "enxergar" o mundo melhor e não tropeçar pelos móveis do dia-a-dia. Não imaginei que minha preciosa "lente amiga" precisaria de ajustes por essas terras. 

Fui advertida: "É preciso alterar a visão para não sofrer". E para mudar a visão sem cirurgia precisaria de uma nova lente rápido, como óculos novos! Pode ser de marca? Dessa vez tropecei em todas as pedras sem vê-las! Não adiantou grife ou um par novo das antigas compradas perto de casa. Era hora de mudar. Enxergar o mundo sob outro prisma. Ajustar o foco. 

Você já dilatou a vista? Fica tudo embaçado, não é mesmo? A estranheza na diferença de culturas é a fumaça que deixa tudo fora do lugar. Se você aguentar um pouco, conseguirá ver coisas boas no meio do nevoeiro. Não precisa se acostumar, aceitar ou fazer igual, apenas respeitar, e isso já é um grande passo. É na diferença que brotam novas ideias, que podemos nos reinventar e reconhecer nossos valores.

Sem minhas lentes voltei a ser criança. Cai sem paraquedas, tendo que reinventar uma vida. "Que baita oportunidade", alguns diziam. Já outros: "como você é corajosa; eu não teria essa coragem". A vida apresenta cada desafio e te coloca para o lado de fora da porta e diz: vai filha, vai conhecer o mundo... Logo em seguida, leva algumas leves tapinhas impulsionando o movimento. Cá estou! 
E como criança comecei a provar o mundo, novos sabores, reconhecer alguns aromas e descobrir outros, olhar e reolhar, esfregar o olho para enxergar melhor. Sempre que saio da "toca" encontro desafios e obstáculos que pouco a pouco enfrento com graça.

Castanha torrada na hora!

"Um tipo de pamonha"chinesa.

O quê é isso? Para que serve aquilo? Por que fazem isso? São tantas perguntas e mais ainda as descobertas. Como diz um grande amigo o mundo é movido de boas perguntas, então não me canso de perguntar a todos que encontro. Após as respostas, sempre ouço uma risadinha. Devem me achar engraçada por ter curiosidade infantil. 

Sempre tive a "mania" de customizar minha comida no Brasil. Em qualquer restaurante, mudava os pratos: tira isso, coloca aquilo e ainda reclamava quando chegava errado. Lógico que tentei fazer igual chegando aqui. Advinha o que aconteceu? Nem veio o prato. Fui completamente ignorada. 

Por favor, sem pimenta, sem gordura e legumes grelhados. "Cricri... Cricri... Cricri..." Silêncio e expressão de paisagem no rosto do garçom. 

- Qual o seu pedido? Falou após ignorar completamente o que falei.
- Pode ser o número 3, com os legumes do número 2? 

O rosto do moço começa a ficar vermelho e a expressão diz tudo: por que você veio a esse restaurante se não tem o que deseja comer?

Não me dei por vencida e tentei mais algumas vezes. Todas foram frustradas! O estômago já fazia barulho quando o garçom me deu as costas, gritei: 

- Ok! Número 5 então! 

Veio apimentado, com gordura e sem legumes. Comi tudo e matei a fome! 

No começo chorei, briguei e tentei mudar, até entender que quem deveria ser customizada aos costumes locais era eu.

Hoje me limito a perguntar se é vegetariano. Já conheço as armadilhas da culinária local: a pimenta que faz perder o ar, o açúcar sempre predominando mesmo quando o prato é salgado e a gordura presente em tudo para dar aquela graça de "estamos fritos"!

E assim a balança sobe e a calça não fecha. Mais uma vez mudei a lente: sai às compras e entrei para academia.

Não adianta esperar a mudança externa se realmente não estiver pronto para os ajustes internos. 


Dentro de tanta modernidade, ruas asiáticas para apreciar. 

Descobrindo novo paladar: "comendo com os olhos". 

Pão francês? Não! Açúcar com manteiga. 

Arranjo indiano: "perfume aos olhos."

Chegando em KL por uma das inúmeras vias expressas. 

11 comentários:

  1. Parabéns, Carol. Adorei e vou acompanhar, com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho! Outros posts ainda essa semana. =)

      Excluir
  2. Adorei Carolina! Onde você está morando agora? Hong Kong? Muito interessante ver o mundo sob outro prisma e compartilhar conosco!
    Beijos
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Marta. Estou morando em Kuala Lumpur, capital da Malásia. Continuarei compartilhando! Espero que goste! =)

      Excluir
  3. Também adorei Carol.Ficarei atenta aos seus posts. Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Carol. Adorei. Ficarei aguardando outros posts. Bj.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada =). Tem muitos outros aqui na fila... aguarde...

    ResponderExcluir
  6. Adorei! Estou saindo do Brasil em 2 semanas para começar uma nova vida em outro Pais. Muito inspirador sua visão, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!! Boa sorte na vida nova, vá com a cabeça aberta. Tenho certeza que terá experiências enriquecedoras e muito para contar! =)

      Excluir
  7. Que delícia de leitura. Nos sentimos aí!!! Bjos querida !!!
    Márcia (Campos do Jordão)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Má! Espere que vai ler coisas que viveu! =)

      Excluir